Ir para o topo do site Ir para o conteúdo principal Ir para o fim do site

Drywall: Mitos e verdades

19 maio 2020

[Drywall: Mitos e verdades]

Você leitor recorrente do nosso blog, já conhece o Drywall e sua praticidade em uma obra com a utilização desse material. Chegou a hora de falar sobre os mitos e verdade que cercam as pessoas que estão considerando compra-lo.

 

Dúvidas? Nunca mais!

Depois de conhecer os motivos para aplica-lo em casa, surgiram alguns questionamentos sobre os mitos e verdades. Por isso, viemos até aqui matar a charada de uma vez por todas!

 

O drywall é pouco resistente? É mito!

A chapa de drywall é produzida com um núcleo de gesso natural e aditivos, revestido com duas lâminas de cartão duplex. Neste conjunto, o gesso proporciona resistência à compressão, e o cartão, resistência à tração.

Apesar da reduzida espessura das placas, o drywall pode resistir a tremores, choques e vibrações. Para isso, o dimensionamento deve ser adequado ao pé-direito da edificação, bem como às cargas às quais o sistema estará submetido.

 

Isolamento acústico com drywall? É verdade!

Dependendo do material instalado no meio das placas, é possível ampliar a sua eficácia.  O produto por si só já possui bom isolamento acústico e desempenho térmico, porém pode-se aumentar o rendimento incluindo entre as chapas materiais fibrosos, como lã de rocha ou lã de vidro.

 

 

Drywall não pode ser usado em locais úmidos? É mito!

Existe um modelo de drywall especiais para locais que são mais úmidos.

Para estas áreas, como cozinhas e banheiros, devem ser utilizadas chapas desenvolvidas especificamente para esse fim (placas verdes), que contêm hidrofugantes em sua fórmula. Para áreas constantemente molhadas, como box de banheiros, a parede de drywall deverá ser impermeabilizada com mantas asfálticas, por exemplo.

 

O material é resistente a fogo? É verdade!

A resistência ao fogo é uma das principais características do sistema. Isso se explica porque o principal ingrediente das chapas, o gesso, contém em sua fórmula 20% de água em estado cristalino. Em contato com o fogo, essa água é liberada, retardando a ação das chamas.

Para os casos em que o projeto exige ainda melhor desempenho perante o fogo, é possível utilizar o drywall rosa, com fibra de vidro em sua fórmula. Tal composição torna esse material mais indicado para áreas com risco de incêndio ou saídas de emergência, por exemplo.

 

Gostou das nossas dicas? Não esqueça de compartilhar com a sua família e para aquele amigo que ainda não conhece o material!

Consulte o nosso site para conhecer nossos produtos e serviços.